• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Dicas de coleiras para cães

    A hora do passeio é o momento mais esperado por 10 entre 10 cachorros. Afinal, que cão não gosta de sentir diversos cheiros, demarcar território ou simplesmente dar uma voltinha para queimar energia? Nesta hora dois acessórios não podem faltar, principalmente se o lugar do passeio é movimentado: a coleira e a guia. Confira a seguir algumas dicas de coleiras para cães.

    (Foto: Reprodução/Google)

    Em primeiro lugar, convém explicar a diferença entre coleira e guia. A coleira é o acessório que fica no pescoço do animal, ou em alguns casos na altura do peito, e não precisa ser retirada, pois é uma segurança para o seu cão. Já a guia é o acessório usado acoplado na coleira para guiar o cachorro durante os passeios.
    (Foto: Reprodução/Google)

    Existem diversos tipos de coleiras e guias à venda em lojas especializadas. O ideal não é comprar qualquer coleira, e sim, aquela que melhor se adapta às características de cada cão. 
    A coleira mais tradicional é aquela que envolve todo o pescoço do cachorro, como se fosse uma gargantilha. Esta é a melhor opção existente e não há contraindicações. O único cuidado que se deve tomar tem relação com o tamanho: não pode ser nem muito fina sob o risco de se romper no primeiro puxão, nem muito grossa que possa imobilizar parte dos movimentos do cão. Afinal, o acessório deve ser confortável para o cachorro, sem apertá-lo ou marcar a pele. Este tipo de coleira é adequada para qualquer raça. Ela pode ser de nylon ou couro, ter pinos ou dentes (como proteção a mordidas), entre outros enfeites. Na parte de cima, esse modelo vem com um mosquete para prender a guia. “Para conter o bicho sem o machucar ou sufocar, deixe uma folga de dois dedos entre o pescoço e a coleira”, orienta o biólogo e treinador Clarêncio Baracho, da FormaCão, que atua em adestramento de cães e mpsicologia canina (BA).
    (Foto: Reprodução/Google)
    Outra coleira existente é a chamada peitoral. Como o próprio nome já diz, o acessório é colocado na altura do peito do cão e é indicado para raças pequenas, pois evitam a fuga do bichinho. Este tipo de coleira também deve ser usado em cães que tem problemas na traqueia e que se afogam com as coleiras comuns. Para o cachorro não existe opção mais divertida: eles adoram se apoiar no peitoral durante os passeios – e é por isso que muitos adestradores não indicam o modelo para educar o cão. 
    (Foto: Reprodução/Google)

    Uma boa dica de coleira para raças de grande porte é a headcollar, também conhecida como Gentle Leader. Esta coleira se parece muito com um cabresto usado em cavalos, e é colocada no focinho e no pescoço do cão ao mesmo tempo. Este tipo de coleira é indicado para os donos que têm dificuldade em conduzir seus cães, e tem a grande vantagem de não enforcar nem machucar os cachorros. Além disso, quando é usada, nem é preciso fazer muita força para puxar o cão, pois a maioria dos animais se acostuma com o acessório rapidamente.
    (Foto: Reprodução/Google)

    Existe outro tipo de coleira existente que é o enforcador e como o próprio nome já diz, as vezes os cães acabam se machucando com ele. Portanto, não indicamos.
    Fonte: Revista Meu Pet / Cães online

    0 comentários :

    Postar um comentário