• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    Sabe quando o seu cachorro inclina a cabeça para o lado depois de receber uma bronca? Não, ele não está tentando ser fofo para amolecer o seu coração. Na realidade, o animal pode estar com dificuldades em ver o rosto do dono.

    Tanto os olhos, quanto a boca, são componentes importantes para formar as expressões faciais do ser humano. Como os cachorros possuem uma inteligência emocional elevada, eles conseguem “ler” o rosto para obter informações sobre o estado emocional de qualquer pessoa.
    No entanto, é preciso ver as feições para fazer essa decodificação. E isso pode ser um problema para os cães.
    De acordo com uma pesquisa publicada no site Psychology Today, o focinho do cachorro faz com que ele não consiga ver a parte inferior do rosto humano. Assim, para facilitar a visualização das características faciais de seu dono, ele inclina a cabeça.
    Para entender como funciona o mecanismo, basta você colocar seu punho na frente de seu nariz. Desse modo, você tem a noção de como é ter um focinho atrapalhando a sua visão.
    A pesquisa foi feita com 582 pessoas. Elas precisaram dizer com que frequência seus cães inclinam a cabeça. Além disso, Stanley Coren, o cientista que conduziu o estudo, perguntou aos participantes qual era a raça dos animais.
    Dos entrevistados, 62% disseram que seus animais inclinam a cabeça regularmente. Apenas 52% dos donos de cães com focinhos mais achatados (como pugs e bulldogs) disseram que eles inclinaram a cabeça.
    Já 71% dos donos de cachorros com focinhos maiores informaram que os animais inclinam a cabeça com certa frequência.
    Foi a partir dessa diferença estatística que Coren concluiu que o cachorro inclina a cabeça devido ao impacto do tamanho do focinho na visão do animal.
    A proporção de cães de focinhos achatados que se inclinam ainda é grande. Por isso, o autor acredita que há outro fator que também faz com que eles façam esse movimento.
    “Talvez a audição desempenhe um papel nesse caso. Ou ainda, os cães estão realmente tentando parecer fofos”, disse Coren em um artigo sobre a pesquisa. “Esse estudo é um primeiro passo para encontrar a resposta.”
    Fonte: Exame

    0 comentários :

    Postar um comentário