• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Seu coração bate em sincronia com o do seu cachorro

    Dizer que "o cachorro é o melhor amigo do homem" já virou clichê, mas não deixa de ser uma verdade gostosa. 
    Vários estudos já comprovaram que os cães sentem amor de verdade pelos seus donos, que eles diminuem a ansiedade de crianças e que, em vários lugares, eles são tratados como gente. 
    Para somar à lista, lá vem mais amorzinho: em um estudo recente, um grupo de cientistas australianos mostrou que, quando cachorro e dono estão juntos, os batimentos cardíacos dois dois entram em sincronia.

    O estudo foi assim: três cães foram separados de seus donos por algumas horas, enquanto os cientistas monitoravam os batimentos cardíacos - tanto dos bichos quanto das pessoas. 
    Depois, os cachorros e seus respectivos humanos foram reunidos (ainda com os monitores cardíacos), e surpresa: menos de um minuto depois do reencontro, os corações dos dois se acalmaram, as frequências cardíacas diminuíram e os batimentos começaram a se espelhar.
    E sabe o que é ainda mais fofo? Os cientistas que conduziram o experimento também mediram os batimentos enquanto cada humano encontravam outro cão que não o dele, e perceberam que, aí, os dois corações não entram em sincronia.


    Apesar de a frequência cardíaca diminuir nessa situação, esse "espelho cardíaco" só parece acontecer quando há uma ligação especial entre cachorro e dono. 
    Um estudo como esse não é só adorável: ele é importante para encontrar novas formas de lidar com o stress. 
    Estudos anteriores já mostraram que quem tem um cachorro é menos estressado, menos ansioso e tem uma imunidade muito melhor. 
    Para os cães, a relação também é proveitosa: quando sentem o cheiro do dono, o cérebro deles ativa uma área associada ao prazer, o que combate doenças como depressão e ansiedade (sim, elas também atingem o Rex, viu?). 
    A pesquisa foi patrocinada pela Pedigree, fabricante de comida para cachorro, e faz parte de uma campanha publicitária chamada #HeartsAligned (#CoraçõesAlinhados). 
    Depois de divulgado o vídeo com os resultados (assista abaixo), os australianos foram convidados a postar fotos com seus cães usando a hashtag. 
    A cada post, a Pedigree fazia uma doação de US$1 para a organização local Pet Rescue, que resgata cães abandonados e os coloca para adoção. 
    O objetivo é chegar até US$20 mil dólares até o fim de maio - e ajudar mais cachorros a encontrar seus humanos. 
    Assista ao vídeo do #HeartsAligned e encha seu coração de amorzinho canino:

    Fonte: Exame

    0 comentários :

    Postar um comentário