• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Por que a coleira de gato deve ter sino?

    Coleiras com sinos oferecem benefícios aos donos e ao meio ambiente e devem ser usadas por todos os gatos, independente de morarem em apartamento ou em casa.  Estudos apontam que os gatos domésticos, por conta de seu apurado instinto de caça, são responsáveis pela reducão populacional de diversas espécies de pássaros e roedores nativos.

    Esse comportamento é visto em somente 25% dos gatos, normalmente os que tem acesso à rua e encontram estímulos mentais fora de casa.  Nesses gatos, a caça é abandonada mais de 50% das vezes, mostrando que o comportamento do animal é uma forma de distração.
    Porém, com donos responsáveis, a convivência entre gatos e fauna nativa é possível com alguns simples passos.

    Vale notar que além do sino, é importante colocar um identificador na coleira do seu gato, caso ele se perca.  Um identificador como esse ajuda o seu gato a voltar para casa, se ele fugir ou sumir.  De acordo com dados fornecidos pela Pinmypet, menos de 10% dos animais perdidos sem identificação voltam para casa.  Portanto, ter esse identificador na coleira do seu gato pode fazer toda a diferença!  Receba 10% de desconto clicando neste link.

    1. Coleiras com sinos alertam animais sobre a presença do gato

    Estudos revelam que gatos que usam coleiras com sinos matam 50% menos animais.  O sino da coleira age como um alerta para os animais e os permitem, em vários casos, fugir antes de serem atacados.  De acordo com um estudo da Universidade do Otago, apesar de não eliminar o problema, colocar o sino na coleira dos gatos é um primeiro passo para reduzir a quantidade de pássaros e roedores que morrem anualmente.
    O sino também permite que donos de gatos saibam aonde os seus animais estão, quando próximos uns dos outros.  Isso é útil principalmente à noite, quando é mais difícil de identificar a localização do gato.  Ao mesmo tempo, por saber aonde o gato está, os donos podem prevenir alguns comportamentos indesejáveis por parte dos gatos, como atacar o pé dos donos por debaixo da cama. Sendo assim, os pequenos sinos também podem ser úteis para ajudar a melhorar essa desvio de comportamento.

    Um fato curioso é que gatos que convivem com felinos que possuam coleira com sino evitam brincar com objetos que emitam um som semelhante. Isso porque os animais entendem e identificam o som do sino como característico do seu “amigo”.

    2. Coleiras coloridas são facilmente vistas por pássaros e outros animais

    Depois de um tempo usando a coleira, os gatos aprendem como ela funciona e começam a travar a sua cabeça para evitar fazer barulho.  Mas, para contornar isso, basta colocar uma coleira que, além de ter sininhos, é bastante colorida. Isso ajuda por que pássaros procuram comida e material para os seus ninhos com os olhos e, portanto, tem uma visão bastante apurada.

    Coleiras como essas são bonitinhas e por conta da sua cor e seu sino, ajudam a alertar outros animais sobre a presença do gato.

    3. Incentive o seu gato a se divertir com brinquedos


    Gatos, naturalmente, caçam por conta da forte presença de seus instintos.  Sem nenhum estímulo mental que exercite esses instintos em casa, o gato procura outros meios de fazê-lo.  Normalmente, ao olhar pela janela, ele vê vários animais e objetos que chamam a sua atenção e, assim, se distraem por horas. Vale notar que somente 25% dos gatos caçam outros animais.  Várias vezes, esses são os gatos que têm fortes instintos de caça e passam o dia sozinhos sem brinquedos, companhia ou outros estímulos mentais. Muitas vezes eles se viram para a caça por não terem outras maneiras de se distrair.
    Das diversas iniciativas que os donos podem tomar, oferecer brinquedos ao gato e, se possível, trazer outro gato para casa para promover interação e companhia, são as mais interessantes. Pelos motivos acima, os brinquedos são extremamente importantes, não somente para o desenvolvimento e bem estar do animal, mas também para a manutenção da biodiversidade nativa das regiões onde vivem.  Considere essa dica, pois a responsabilidade de promover o bem estar e a integração entre espécies está, inclusive, nas mãos dos donos.  Um kit de brinquedos como esse pode ajudar a entreter o seu gato.

    Foto: Link Animal

    0 comentários :

    Postar um comentário