• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Gato persa

    Com certeza você já parou para admirar o gato persa em algum momento em sua vida, afinal de contas, sua pelagem e seu carisma chamam atenção de qualquer pessoa que goste de gatos.
    O gato persa fascina as pessoas em todos os lugares, e muitos são doidos pra terem um desses em suas casas.
    Mas muita pessoa tem duvidas sobre esses lindos felinos, e tem receio de tê-los em casa por não saberem como cuidar e até mesmo tem medo do animal não se acostumar em seu novo habitat.
    Mas fique tranquilo, hoje você vai saber tudo que necessita sobre esses lindos bichinhos, nós listamos 6 coisas que você deve saber antes de pensar em ter um desses fofinhos em sua casa.
    Veja abaixo o que você verá:
    • 1-Historia do gato persa.
    • 2-Características do gato persa.
    • 3- o Persa branco.
    • 4-Cuidados com o gato persa
    • 5-Personagens inspirados no gato persa
    • 6-Temperamento do gato Persa

    Historia do gato persa


    A história do gato persa se inicia no século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle em passagem pela Pérsia (hoje conhecemos como Irão), trouxe consigo alguns belos gatos que andavam pelas ruas de lá.
    Chegando na Itália, imediatamente os gatos ganharam a simpatia das pessoas devido a sua pelagem macia e brilhante.
    Mas a raça persa surgiu somente no século XIX, quando esses gatos criados na Itália foram levados para a Inglaterra, onde sofreram cruzamentos com gatos da raça angorá.
    A partir daí alguns pesquisadores iniciaram um trabalho de melhoramento genético com a intenção de obter uma variedade maior de cores e padrões de pelagem.
    Hoje existem mais de 100 diferentes combinações de cores para gatos persas, variando desde o branco neve até o malhado.

    Características do gato persa

    gato persa
    O gato persa é muito procurado por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos.
    Seus miados são baixos e pouco comuns, além disso, o gato persa apresenta um forte apego ao seu dono, costuma ser muito meigo e carinhoso.
    Ele se caracteriza pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas.
    O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).
    Gato persa com focinho flat face:
    gato persa flat face
    Gato persa com focinho doll face:
    gato persa

    Persa branco

    gato persa branco
    O gato persa branco é com certeza um dos mais procurados por conta de sua cor trazer aspecto de limpeza e saúde felina, seu pelo é exuberante, porém a manutenção de sua pelagem é um pouco trabalhosa devido à formação de nós ocorridos por conta do comprimento dos pelos.
    Características/padrão.
    Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).
    Tamanho: Médio a Grande – Os machos costumam ser maiores que as fêmeas, pesando de 4 a 5 kg, e as fêmeas de 3 a 4 kg.
    Orelhas: Pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas.
    Nariz: Achatado, Curto, Largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.
    Corpo: De estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado.
    Rabo: De comprimento curto, dobrado sobre o dorso fica entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal).
    Pescoço: Curto e forte.
    Cabeça: De formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo. Testa arredondada, bochechas cheias.
    Pelagem: Comprida, densa, de textura fina e sedosa (sem ser lanosa).
    Olhos: Grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta. De cor sólida, brilhante.
    Patas: Grandes, redondas, sendo desejáveis tufos de pelos entre os dedos.
    Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal.
    Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.

    Cuidados com o gato persa

    gato persa
    Os pelos do gato persa exigem cuidados para que continuem macios e sedosos.
    O ideal é que o Persa seja penteado diariamente, principalmente nas regiões que ficam mais cheias de nós, como o tórax, o abdômen, atrás das orelhas e entre na parte interior das patas.
    Inicie este processo com um pente de metal, depois o repita com uma escova de cerdas macias para deixar os pelos mais belos e saudáveis.
    Ainda que os Persas sejam animais extremamente limpos, o ideal é que tomem banho a cada 3 ou 4 semanas, mas lembre-se de secar bem os pelos deles, é muito provável que eles não gostem desta parte rsrs.
    Uma boa dica para evitar que o banho seja uma guerra ou que o seu persa seja “proibido” de voltar ao pet shop, é banha-lo desde pequenos e manter o habito do banho frequente.

    Cuidados com os olhos do gato persa

    gato persa olhos
    O gato persa necessita de limpeza diária nos olhos de preferência 2 vezes ao dia, pois as lágrimas, com uma substância marrom costumam escorrer e podem manchar os pelos da face.
    A higiene do focinho é essencial para que não ocorra a proliferação de fungos e também para que a região dos olhos e do focinho não fique com aspecto de sujeira.

    Cuidado com as unhas, dentes e orelhas.

    As unhas do Persa, assim como as de outros gatos e cachorros, necessitam de serem cortadas para que não machuquem ninguém.
    As orelhas e o ouvido necessitam de limpeza semanal.
    Os dentes devem ser escovados para evitar mau hálito e até problemas mais graves.
    Seria ideal que um profissional seja responsável por esses cuidados, mas se não for possível, peça ao veterinário de seu bichano que lhe ensine como devem ser feitas essas limpezas.

    Alimentação do gato persa

    gato persa alimentação
    Alimentação saudável é um dos principais caminhos para garantir vida longa ao gato persa, vale ressaltar que a expectativa de vida    do gato persa é de 15 anos.
    Quando filhote ele precisa comer 4 vezes ao dia, já quando adulto o número de refeições é reduzido para 2 vezes ao dia.
    É importante verificar com o veterinário, ou até com o próprio vendedor sobre a ração ideal para cada fase do seu pet.

    Cuidados veterinários

    gato persa veterinario
    O gato persa é uma das raças com maior incidência de problemas de saúde, principalmente por fatores genéticos tais como focinho achatado que causa dificuldade de respiração e pode gerar alguns problemas.
    Mas não desanime de ter um gato persa, pois a experiência de ter um desse como companheiro é realmente sem comparações.
    Procure apenas se atentar a levar seu pet em um veterinário e acompanhar as rotinas do seu amiguinho.

    Personagens que são inspirados no gato persa

    Garfield.
    gato persa garfield
    O gato mais famoso da tela dos cinemas, porém seu comportamento não tem nada de inspirador no comportamento do gato persa original, você verá mais sobre o comportamento do gato persa logo abaixo.
    Para saber mais sobre como cuidar de gatos estressados clique aqui.
    Snowbell.
    gato persa snowbell
    Outro astro muito conhecido nas telas é o Snowbell, o gatinho que era louco para devorar o pequeno Stuart little, este felino também não faz jus ao comportamento padrão do gato persa.
    Bichento.
    gato persa
    Este felino lindo e também muito conhecido é o famoso gato de Hermione Granger da série Harry Potter, se você olhar para os gatos persas de fora da tela, voeê verá que semelhanças são meras coincidências rsrs.

    Temperamento do gato Persa

    gato persa
    Os gatos dessa raça são extremamente dóceis e sensíveis, apegados aos donos e são muito fiéis, mas ainda assim são independentes e podem lidar bem com a solidão, mas não por longos períodos.
    No geral, os Persas não são muito ativos e não costumam fugir para a rua. A convivência com um bichano dessa raça pode ser incrivelmente gratificante, visto que são calmos e companheiros.
    Fonte: Petmaxi

    0 comentários :

    Postar um comentário