• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Quanto de ração devo dar para o meu pet?

    Você escolhe uma ração para o pet, mas na hora de alimentá-lo sempre paira aquela dúvida: quanto de ração devo dar para o meu pet?
    Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais para cães e gatos, dá uma mãozinha e orienta sobre qual a quantidade ideal de ração para cães e gatos.


    Cão X gatoCães e gatos têm hábitos alimentares diferentes. Ambos são carnívoros e absorvem melhor alimentos ricos em proteínas, mas eles não seguem a mesma rotina de alimentação. Felinos, por exemplo, fazem pequenas refeições várias vezes ao dia, enquanto cães adultos comem uma ou duas vezes por dia, mas em quantidade maior, por isso é importante seguir as orientações específicas para cada espécie.
    Cão

    Para avaliar a quantidade de alimento a ser dada para o cão, o dono deve levar em consideração a idade, o peso (porte) e o nível de atividade física do animal, sem se esquecer da qualidade da ração.
    - Idade. O filhote, por estar em fase de crescimento, precisa consumir todos os nutrientes necessários para que seu desenvolvimento ocorra da maneira esperada. O recomendado é que o cãozinho ingira de 3 a 4 pequenas refeições por dia e é importante cuidar para que não haja exagero. "Quando o animal come uma quantidade maior do que o necessário, pode ter alguns problemas como fezes amolecidas ou diarreia, além de um alto risco de desenvolver obesidade, podendo ter vários outros problemas relacionados a esta condição", explica Patrícia Padovez, médica-veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods. Na fase adulta, a recomendação é dividir a quantidade de ração em 1 ou 2 porções, sempre seguindo as recomendações de quantidade do fabricante.
    Porte. O porte do animal influencia muito na quantidade de alimento que ele deve consumir. Um cão de porte pequeno, como o Yorkshire, pode precisar se alimentar mais vezes que um Border Collie, por exemplo, pois ele gasta muito mais energia que um cão de porte grande para exercer a mesma atividade física. O porte do animal também influencia na escolha do produto. O ideal é que os croquetes da ração que ele irá comer sejam de tamanho adequado para o tamanho de sua mandíbula, o que vai facilitar a apreensão do alimento, estimular a mastigação e melhorar a absorção de nutrientes. Assim, um cão de porte pequeno preferencialmente deve comer uma ração do tipo mini breed, enquanto o de porte grande uma ração tipo maxi, por exemplo.
    Atividade física. O nível de exercício do animal também define a quantidade e o tipo de ração que ele irá consumir. Se o pet mora em apartamento, ele provavelmente gasta menos energia do que o cão que fica em um quintal. Na dúvida, o dono deve verificar as indicações de ração na embalagem do produto que, em grande parte das vezes, são divididas em quantidades específicas para grau de atividade baixo, médio ou alto.
    Outros fatores. O clima e a gestação são outros fatores que não podem ser esquecidos. No frio, os animais tendem a perder mais calorias a fim de regular a temperatura corporal, logo, é fundamental que o dono fique atento se o pet está perdendo peso. Caso esteja, é interessante reforçar a alimentação. Outro caso é o das cadelas gestantes. Nas últimas semanas da gestação, a cadela precisa de mais energia devido ao crescimento dos filhotes, por isso é recomendável deixar o potinho de ração sempre cheio e à disposição.
    Gato

    Para descobrir a quantidade certa de ração que seu bichano deve comer, leve em consideração a idade e o se o animal é castrado ou não. Gatos castrados têm uma tendência maior a desenvolver diabetes, obesidade e problemas relacionados a trato urinário, por isso é importante receberem um alimento adequado a este estado.
    - Idade. Gatos filhotes necessitam de um alimento com uma composição nutricional diferente da de adultos, já que estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Verifique na embalagem da ração qual é a porção adequada para o animal e divida esta quantidade em várias porções ao dia. Importante deixar disponível o alimento também durante a noite, pois gatos são animais de hábitos noturnos e muitas vezes se alimentam durante este período.
    - Ração seca x ração úmida. A ração úmida também é um alimento fundamental na nutrição dos gatinhos. Os felinos, que naturalmente não sentem a necessidade de beber água em grande quantidade, tendem a adquirir problemas urinários e renais ao longo da vida, e a ração úmida pode ajudar a diminuir esse risco. A ração úmida pode ser oferecida na proporção de até 30% do alimento convencional, caso ela não seja uma formulação completa e balanceada. Em caso de alimento úmido completo e balanceado, o animal pode até se alimentar unicamente desta fonte, se ele preferir.
    - Metabolismo. A castração, que é comum em muitos gatos, faz com que o animal tenha uma alteração em seu metabolismo, que tende a ficar mais lento. Caso não seja feita a adequação do alimento oferecido, o gato pode ficar obeso. Portanto, o dono deve dar uma atenção especial para alimentação do pet caso ele já tenha passado pela cirurgia de esterilização. A ração especial para gatos castrados contém nutrientes importantes para a manutenção do peso do pet, além de reduzir os riscos de doenças e a queda de pelos.
    Mantenha a regularidade

    Depois de avaliar qual a quantidade de alimento ideal para o pet, mantenha a regularidade das porções. "Não varie de um dia para o outro a quantidade de ração oferecida ao animal, a menos que seja uma situação anormal, como uma enfermidade ou uma recomendação específica do veterinário", orienta Patrícia. E sempre que mudar a marca do alimento, não deixe de verificar as informações de dosagem recomendada pelo fornecedor. "Também vale alertar que, apesar da indicação específica do fabricante, a quantidade indicada pode sofrer pequenas alterações de acordo com o metabolismo do animal", reforça a veterinária.

    0 comentários :

    Postar um comentário