• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Cuidados de mocinha

    Veterinário esclarece as principais dúvidas sobre o período de cio das fêmeas


    Se você tem uma cachorrinha que já passou ou ainda passará pelo momento   do cio, saiba que esta é uma fase que gera muitas dúvidas nos donos de animais de estimação. 

    A definição correta para esse período é ciclo estral, e ele é caracterizado por um corrimento que acontece de uma a três vezes por ano e que pode durar de quatro a nove dias. 

    A cada 6 meses, em média, haverá o corrimento, mas algumas cadelas podem ter cios em períodos mais curtos - a cada dois a quatro meses - por conta de alguma disfunção hormonal. Nesses casos, Márcio Waldman, médico veterinário da Petlove, maior loja virtual de produtos pet do país, indica uma consulta com um profissional, que poderá orientar os donos sobre o problema.

    Para facilitar os cuidados com o animal nesta fase, listamos alguns cuidados que são importantes, como a tosa da região genital, para que o animal fique higienizado, a utilização de uma fralda para evitar que caminhas e sofás fiquem manchados e, caso os donos sintam necessidade, o uso de um anticéptico suave também é recomendado.

    Agora, se você está querendo cruzar a sua cadelinha, o indicado é esperar alguns dias após o início do corrimento, pois diferentemente do que ocorre com mulheres, a ovulação nas cadelas ocorre apenas alguns dias depois da liberação do fluxo. Por isso, é normal que a fêmea rejeite o macho neste período, e só dê espaço a ele no final do ciclo. 

    Outra coisa diferente do ciclo humano são os incômodos. Pode ficar tranquilo, pois as cachorrinhas não passam por nada semelhante a cólicas e mal estar. O que pode acontecer é essa fase hormonal ser tão marcante a ponto de elas desenvolverem uma gravidez psicológica. Portanto, fique atento ao comportamento do seu bichinho cerca de 60 dias após o ciclo: se ela começar a cuidar excessivamente de algum brinquedo e produzir leite, isso pode indicar uma gravidez psicológica. É importante visitar um médico veterinário, pois ele fará exames e indicará o tratamento adequado para a sua cachorrinha. Esse quadro pode gerar algumas conseqüências e uma delas é uma possível infecção devido ao acúmulo de leite.

    Além disso, é aconselhável que, após o primeiro ciclo – que acontece por volta dos seis meses – uma visita seja feita ao profissional, que poderá passar mais orientações.

    0 comentários :

    Postar um comentário