• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Cupins: saiba como manter distância desse inseto destruidor


    Quem já enfrentou esse temido inseto sabe o tamanho do prejuízo que ele pode causar. Os cupins vivem em colônias. São milhares, cada um com uma função definida. Mas parece que a missão deles é uma só: destruir móveis e objetos de madeira rapidamente.


    Os cupins comprometem estruturas, comendo móveis e tábuas sempre de dentro para fora. Quando esses objetos são quebrados, percebe-se que os insetos deixaram só uma “casquinha”, totalmente oca por dentro.


    A prevenção continua sendo a melhor maneira de manter os cupins afastados da sua casa. A Dedetização Fortaleza separou para você algumas dicas que irão ajudar nessa tarefa.

    Prefira madeira tratada
    Existem madeiras naturalmente resistentes, como o ipê, a maçaranduba, a peroba, a aroeira, o jacarandá e outras. 

    O uso de verniz de alta penetração e pintura (lembrando que essa tem validade de 5 anos) combatem de forma eficiente os cupins. Eles fecham pequenas aberturas existentes. Mas não adianta querer pintar a madeira já infestada. Nesse caso, só o uso de veneno combaterá o cupim.

    Cuidado com as revoadas
    Geralmente na primavera e no verão, logo depois das chuvas, é comum acontecer aquela revoada de cupins com asas, conhecidos como aleluias ou siriris. Cuidado, porque eles formarão casais que darão início a novos cupinzeiros. 

    Por isso, nessas ocasiões mantenha as janelas fechadas ou instale telas de proteção. Caso entre algum inseto, mate-o a tempo.

    Inspecione os móveis
    Periodicamente, verifique móveis, molduras de quadros, portas e janelas. A presença de cupins geralmente é muito sutil. Por isso, inspecione com atenção, observando qualquer sinal de sua presença. Pequenos furos ou aquele pozinho debaixo do móvel já são sinais de alerta.

    Acabe com vazamentos
    Cupins gostam de umidade e escuridão. Cuidado com vazamentos. Faça sempre a manutenção e evite a proliferação desse indesejável inseto.

    Faça a escolha certa na hora de construir
    Se você ainda vai construir sua casa, há algumas boas dicas que podem ajudar a manter o cupim bem longe de sua família.

    Empresas de controle de pestes fazem o tratamento do solo da obra, que oferece proteção contra cupins por 5 anos.

    Outra dica é construir a casa de uma maneira que a madeira não entre em contato com o solo. Também pode ser instalada uma barreira de umidade sob os porões.

    E, se você for comprar uma casa pronta, contrate um empresa para que faça uma inspeção para detectar possíveis focos de cupins. Afinal, essa praga pode até causar desabamentos e enormes prejuízos financeiros.

    Não utilize soluções caseiras
    Se, apesar dos cuidados preventivos, você identificar cupins em casa, não adianta apenas fazer a limpeza do local. Isso somente transfere a colônia.

    E lembre-se: inseticidas e venenos podem provocar riscos à saúde dos moradores. Caso precise de uma descupinização, chame uma empresa especializada, que conta com profissionais e produtos capazes de lidar com essa situação.

    A Dedetização Fortaleza trabalha com controle de pragas urbanas. Os serviços incluem dedetização, desratização e descupinização. A Dedetização Fortaleza respeita todas as normas técnicas de segurança, que evitam riscos ao meio ambiente e à saúde.

    Para mais informações, acesse: www.dedetizacaofortaleza.com.br/dedetizacao-cupins-controle-de-pragas



    0 comentários :

    Postar um comentário