• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • DetecteMe: aplicativo que ajuda a evitar o desaparecimento de crianças e pets


    Muita gente já presenciou ou já soube de casos em que crianças se perdem por terem se afastado de seus responsáveis em locais públicos ou aglomerações, idosos não conseguem encontrar o caminho de volta para a casa e muito menos informar o nome e o contato de seus parentes ou animais domésticos que fogem pelas ruas por um breve descuido de seus donos. Qualquer um que se depara com esta situação, entra em pânico e angustia seus familiares. Para ajudar a evitar esse desespero e inspirado pelo trabalho do programa SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação da Infância e Adolescência (FIA), o carioca Gustavo Brito Soares Rodrigues, de 23 anos, desenvolveu o mais novo app de segurança - o “DetecteMe”, que evita o desaparecimento de entes queridos e de pets de estimação. 


    “Comecei a pensar nessa ferramenta também por conta da minha irmã mais nova, a Manoela, que, como qualquer criança pequena, adora a liberdade, mas sempre deixava meus pais preocupados com sua segurança principalmente durante passeios em shoppings, supermercados e áreas de lazer”, explica o jovem programador que guardou todas as suas economias, a maioria parte vinda das aulas particulares de matemática que ministra, para criar a nova ferramenta. 

    Sob o slogan “Proteja quem você ama de modo inteligente”, a nova tecnologia foi criada a partir de um investimento inicial de R$ 5 mil reais. A experiência que Gustavo adquiriu nos cursos de Ciência da Computação (UERJ), no projeto Forsoft Rio e na Nave do Conhecimento, fez com que ele conseguisse desenvolver a nova ferramenta a partir de processos bem simplificados e que pudesse informar a localização exata de pessoas ou animais através da tecnologia do QR Code (instalado em pulseiras, camisetas, coleiras ou placas de identificação disponíveis no site do "DetecteMe").



    Para adquirir a solução, basta acessar o site http://detecteme.com, selecionar o serviço que deseja e adquirir um dos produtos para detecção. Depois, basta monitorar seu ente querido ou animalzinho de estimação por meio do programa, que pode ser utilizado também através de "smartphones". E, no caso de desaparecimento, qualquer um que encontre o ente perdido poderá fazer uso da ferramenta também para encontrar o familiar ou dono verificando o código existente na roupa, pulseira ou coleira e acessar as informações de contato como telefone, nome do responsável e enviar a localização também via e-mail. 

    A meta de Gustavo, além de auxiliar pais e mães preocupados com a segurança dos filhos ou adultos que tenham idosos em casa e precisem monitorar seus bichinhos de estimação, é difundir o aplicativo nas escolas, casas de festas infantis, parques de diversão entre outros, criando uma rede ampla de segurança e ajudando a diminuir consideravelmente os casos existentes de desaparecimento. Quem tiver interesse pelo "app" e tiver dúvidas sobre o funcionamento, além do site, também pode entrar em contato pelo telefone (21) 97219-8232. 

    Veja o vídeo

    video


    Beijos,


    2 comentários :

    1. Adorei a dica! Realmente acontece muito de ter desaparecimento e esse app é uma ajuda e tanto!

      Beijos
      Camilla
      www.fikdikblog.com

      ResponderExcluir
    2. Oi Camilla! Muito obrigada pelo comentário! Beijos

      ResponderExcluir