• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Alimentação adequada garantirá a saúde do animal


    Os animais não possuem a necessidade de experimentar novos paladares




    Cada vez mais os animais são considerados como membros da família. E, para agradar, muitos tutores acabam oferecendo alimentos da sua dieta, sem saber que alguns deles podem causar aumento da frequência cardíaca e respiratória, tremores, incontinência urinária, vômito, diarreia , convulsão e, até levar a morte. Muitos componentes consumidos pelos seres humanos que podem ser maléficos aos animais de estimação, tais como : cebola, gordura, frutas ácidas, doces, batata crua ou cozida, espinafre, chocolates e demais guloseimas.

    Os animais não possuem a necessidade de experimentar novos paladares, ressalta Vininha F. Carvalho, editora do Portal Animalivre (www.animalivre.com.br). "A ração balanceada e adequada ao porte do animal oferece vitaminas, minerais, lipídios, carboidratos e proteínas, especificas para cada faixa etária e espécie. Na hora de escolher a ração é necessário, também, levar em conta a individualidade de cada raça, visando prevenir problemas de saúde. O Schnauzer, por exemplo, é predisposto a desenvolver cálculos renais e, o alimento consumido precisara auxiliar na prevenção disto", conclui.




    A ração deve ser armazenada bem fechada em local seco e deve ser servida na quantidade indicada. O balanço nutricional específico para cada fase da vida do animal mantém o apetite, o peso corporal e a massa muscular, estimulando as defesas naturais. Nunca se deve brincar ou levar para passear logo após a refeição, principalmente os cães de porte grande , para evitar a torção gástrica. A ração umedecida nunca deve ser deixada à disposição por mais de uma hora. Na geladeira poderá ser mantida por 24 horas.

    Uma boa opção é oferecer sempre petiscos naturais , como : manga, banana, melão, cenoura, couve cozida, abóbora cozida e cortada em quadradinhos, brócolis cozido, beterraba cozida, etc....Os legumes e frutas nas quantidades certas oferecem ação anti-inflamatórias e antioxidante. "A semente da maçã é proibida, tem efeito nocivo a saúde do animal, provoca intoxicação", orienta Vininha F. Carvalho. 

    Os cães têm um paladar muito seletivo. Eles distinguem e selecionam sabores diferentes em pequenas porções de alimentos. Os gatos necessitam de alimentos que possuem entre 70% a 80% de umidade, ou seja, eles precisam de 50 ml por quilo de água por dia para serem saudáveis.



    Um cão pode comer excessivamente quanto é vítima de uma doença hormonal ou por problemas comportamentais, como : ansiedade, estresse, ócio ou por hábitos desenvolvidos pelo convívio com os tutores.

    Em caso de dúvida , solicite orientação do seu veterinário.



    0 comentários :

    Postar um comentário