• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Cuidados ao levar os pets para as Festas Junina

    Quer levar o pet para a festa junina? Confira abaixo alguns cuidados a serem tomados antes de curtir a quermesse
    (Foto: Reprodução / Google)
    As Festas Juninas são sempre uma delícia. Arroz doce, pamonha, pipoca, paçoca, maçã do amor, pé de moleque e muitas outras receitas tradicionais da festa de São João são os atrativos para as pessoas. E os bichinhos de estimação? Como podem aproveitar o arraial?
    Comidas típicas

    A cozinha caipira, apesar de despertar o gosto dos humanos, não é adequada para os animais. O teor de gordura e de carboidratos presente nas receitas sobrecarregam o sistema digestivo dos pets, podendo causar vômitos e diarreias. "O ideal é não oferecer nenhum alimento que não faça parte da rotina do animal. Saia de casa com o pet já alimentado e leve apenas um potinho com água", ressalta Hamilton Lorena, médico-veterinário e gerente de produtos da Farmina Pet Foods.
    Outra dica é ficar de olho para que o pet não consuma o que cai no chão. Pedaços de paçoca, pipoca ou de outro quitute podem fazer mal a cães e gatos, já que o organismo deles não está preparado para o consumo de açúcares.
    Decoração

    Bandeirinhas, balões e artesanatos em palha desenham o clima da festa, mas é preciso ficar atento para que o pet não se enrosque nas decorações. Para evitar que o cão devore um chapéu de palha ou um palito de maça do amor, use a coleira e preste atenção, novamente, às coisas caídas no chão. A espiga de milho, por exemplo, pode parecer inofensiva, mas é totalmente perigosa para o organismo do cachorro. Sua ingestão pode obstruir o intestino e causar sérios danos à saúde do animal.
    Outra precaução que o dono deve ter em uma Festa Junina é com as fogueiras. O calor do fogo pode prejudicar a respiração do cão ou, até mesmo, queimá-lo, caso ele não esteja devidamente preso. A fim de evitar acidentes, prefira as quermesses realizadas com fogueiras de mentirinha para passear com seu cão.
    Brincadeiras

    Tem pescaria, corrida do saco, correio elegante e a tradicional quadrilha. Geralmente, os pets não participam dessas brincadeiras, mas vale ficar de olho no bicho para que ele não entre no meio da quadrilha e corra o risco de ser pisoteado.
    Barulho

    Além de boa comida e diversão, as comemorações dos dias de São João, São Pedro e Santo Antônio são marcadas por fogos de artifício, os famosos rojões, que assustam os pets e podem até provocar um trauma.
    Tanto o cachorro quanto o gato têm a audição aguçada: eles sentem mais o barulho do que os humanos. Para o felino, o problema é ainda maior, já que suas orelhas afuniladas giram em até 180° a fim de captar e amplificar os sons.
    Para abafar os ruídos, uma alternativa é colocar um algodão no ouvido dos pets. Além disso, se o cão está acostumado a ficar no quintal, traga-o para dentro de casa e o acomode em um cômodo fechado e bem confortável. "Os pets mudam totalmente o comportamento quando estão sujeitos à uma situação amedrontadora e por esse motivo as fugas são muito frequentes", explica Hamilton. O veterinário também alerta sobre deixar o cão preso por uma coleira: "ao tentar escapar, ele poderá ter sérios problemas cardiorrespiratórios e provocar até seu próprio enforcamento".
    No caso dos felinos, o cuidado é redobrado. Gatos tem mais facilidade de fugir do que cachorros, ainda que também estejam presos dentro da residência. Então, procure fazer uma coleira com plaquinha de identificação que contenha o nome do animal e do dono, além de dois telefones atualizados.
    Frio

    Junho é o mês que inicia o inverno e em grande parte do Brasil o frio chega com vontade. Geralmente em locais abertos, as festas juninas pedem uma roupa mais quente e para o pet não é diferente. Se ele for ficar exposto ao tempo, vale investir numa roupinha mais quentinha para que ele participe da festa com conforto.
    Tomados todos esses cuidados, pode começar o arraiá!
    (Foto: Reprodução / Google)

    0 comentários :

    Postar um comentário