• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?

    Se você tem um cachorro de estimação, provavelmente já deve ter flagrado alguma cena do animalzinho correndo atrás do próprio rabo, em círculos. Mas você já parou para pensar qual a razão dessa atitude?

    (Foto: Reprodução / Google)


    Quando os cães são filhotes e, principalmente, em algumas raças mais brincalhonas, é natural que você veja o animal rodando atrás de sua cauda.

    Pode ser até mesmo uma reação natural no caso de cachorros que vivem sozinhos e não possuem companhia de outro animal para brincar. Desta forma, eles inventam suas próprias brincadeiras, para passar o tempo, e uma delas é usar a cauda como forma de distração.

    Vale lembrar que, para ser uma reação natural, o cachorro deve morder o rabo somente algumas vezes, em um curto período de tempo e quando você vê que ele está apenas brincando um pouco. Quando você vir que este comportamento está se estendendo por um longo período ou até mesmo se tornando uma rotina diária, a situação pode ser preocupante.

    Quando NÃO é natural um cachorro morder o rabo

    Se este comportamento for excessivamente repetido. A causa pode ser definida como orgânicas (parasitoses, neuromas) ou psicológicas, ou ambas estarem associadas.
    Existem ocasiões em que algumas parasitoses (infestação por pulgas e/ou vermes), levam o animal a se comportar desta forma, devido ao intenso prurido (coceira) causado pela presença dos parasitas.

    (Foto: Reprodução / Google)

    No caso das pulgas, ele morde as costas, na base ou inserção da cauda. No caso dos vermes, proglotes de uma “tênia” chamada Dipylidium caninum, podem fazê-losarrastar o bumbum no chão de forma a eliminar a coceira. Eles são móveis e não são liberados apenas durante a evacuação. Podem mover-se através do orifício anal e contaminar o ambiente. Os ciclos destes dois parasitas são intimamente relacionados, pois a pulga é quem contamina o cão com Dipylidium caninum, causando a verminose. É sempre importante pensar em controlar a pulga, quando se trata de infestação pelo verme.
    Em algumas situações de intenso estresse, os cães também podem apresentar este comportamento de morder o rabo. Em todos estes casos, você deve consultar um médico veterinário imediatamente. Hoje em dia, já existem especialistas em neuropsiquiatria comportamental animal.

    Alguns sinais que você pode observar e analisar para ajudar no diagnóstico do veterinário:

    1. Problemas de pele

    A presença de pulgas leva os animais a coçar o rabo.

    Uma das primeiras coisas que deve fazer antes de levá-lo ao veterinário é ver como está a pele do cachorro na área que ele insiste em morder. Umidade excessiva devido à lambedura constante da pele, ausência de pelos, presença de crostas, pulgas ou de suas fezes (pontinhos pretos pequeninos) à inspeção da região podem sugerir que a causa seja essa. Neste caso, procure um médico veterinário e veja qual o melhor tratamento para acabar com as pulgas e eliminar a sensação de coceira que faz o cachorro morder o rabo constantemente.

    Em casos de animais com algum grau de alergia, este quadro pode se agravar ainda mais, levando o animal a se ferir de tanto morder. Geralmente, o que causa esta alergia é uma substância contida na saliva da pulga, causando o que é chamada de dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP).

    2. Neuromas

    Cachorros que passaram por amputação da cauda (raças de rabo cortado) podem apresentar neuromas que doem e fazem o animal morder o rabo.
    Quando um cão tem o rabo cortado, como é comum na raça Dobermann Pinscher, ele pode querer morder o rabo, mesmo tendo somente uma parte dele, por apresentar neuromas. Os neuromas são fibras nervosas que se formam sobre o tecido da cicatriz e causam grande dor no animal. Assim, o hábito de morder o rabo é uma forma de aliviar os sintomas da dor. Nestes casos, pode haver necessidade de remoção cirúrgica dos neuromas. 

    3. Comportamento compulsivo

    Comportamentos de cães que envelhecem, estão ansiosos ou deprimidos levam a morder o rabo.

    Outro motivo pelo qual o seu cão pode morder o rabo é devido a um comportamento compulsivo que desenvolvem quando envelhecem. Pode ocorrer em raças como o pastor alemão e deve ser tratada a fim de que o animal não ocasione nenhuma lesão grave e também não perca muito pelo.

    Este comportamento compulsivo também pode estar aliado ao estresse e à ansiedade, então é importante ficar de olho para ver se o cachorro está desenvolvendo outros sinais de depressão, além do fato de estar mordendo o rabo.

    Tratamentos para cães que mordem o rabo

    Nunca bata no animal, procure um veterinário, ensine-o que não é correto e compre brinquedos para distraí-lo.

    Punir o cão só porque está mordendo o rabo não ajuda a acabar com esse hábito prejudicial à saúde do pet, ao contrário, só causará ainda mais estresse e ansiedade, fazendo com que ele se morda ainda mais.

    Você deve chamar a atenção de maneira altiva e ao mesmo tempo carinhosa. Depois, seguir as instruções dadas pelo veterinário é essencial durante o tratamento.

    Nos casos de ansiedade, dar um brinquedo ou outro objeto para que o animal se distraia é uma das formas de evitar que ele morda o rabo, fazendo com que troque sua cauda pelo brinquedo.

    A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação também ajudam nos casos de estresse e ansiedade.

    Alertá-lo toda vez que ele morde o rabo e mostrar que não é uma coisa legal é uma maneira de adestrar o animal e ensiná-lo o que é certo e errado. Cada vez que ele parar de se comportar dessa forma quando você chamar sua atenção, procure recompensá-lo com algum osso para cachorro, guloseimas ou até um brinquedo de que ele goste.

    Em todos os casos, deixar o cão ocupado e ativo por um longo período evitará que ele tenha energia acumulada e vontade de morder a cauda sempre.

    Quando a causa está ligada a problemas de pele ou cirúrgicos, somente o veterinário poderá indicar o tratamento correto.

    Tanto nos casos mais graves de dermatites, quanto nos distúrbios de fundo psicológico, é possível utilizar-se, ainda, de alguns fármacos chamados de neurolépticos. Muitos protocolos com base nessa classe de medicamentos têm apresentado bastante sucesso neste tipo de modulação comportamental. Consulte um médico veterinário e informe-se a respeito.

    Não procurar o tratamento adequado e continuar achando o comportamento do seu cão morder o rabo a todo instante ser algo engraçado e natural pode machucar o animal e trazer sérios problemas à sua saúde física e mental.

    O seu cão vive mordendo o rabo? Veja a seguir, um vídeo do Encantador de Cães com um Pastor Alemão que mordia o rabo devido à ansiedade.



    (Fonte: Bolsa de Mulher)

    0 comentários :

    Postar um comentário