• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Você sabe como cães e gatos foram domesticados?


    Sabe o amor que você sente pelo seu gato ou cachorro? Nem sempre eles foram tão próximos das pessoas. Mas você sabe como foi essa aproximação? Parece até difícil a gente acreditar que os seres humanos por muito tempo não tiveram relação próxima com os cães e gatos, mas isso de fato ocorreu por muito tempo.

    Cachorros domesticados

    Foram os cachorros os primeiros a serem domesticados. Há muitas histórias por trás. 

    Uma delas diz que essa aproximação se iniciou por meio de uma caça, pois a parceria com os cães facilitava a busca das presas. Faz sentido não é mesmo? Basta pensar em quantos caçadores contavam com a ajuda de cachorros na hora de fazer buscas das presas.

    Conforme algumas pesquisas a domesticação de cachorros começou há mais de 27 mil anos. Este número ainda é um contrassenso, já que alguns historiadores afirmam que a domesticação ocorreu há mais de 33 mil anos. Entretanto, é mais consensual que a domesticação ocorreu há mais de 20 mil anos. Isso porque os cães são descendentes de lobos e na prática fica até difícil imaginar como ocorreu essa domesticação.

    Gatos domesticados

    Já com os gatos acredita-se que essa aproximação iniciou há mais de 4 mil anos. Eles começaram a se tornar úteis e eram utilizados nos tempos antigos como auxiliares no controle da população de roedores, ou seja, eles impediam que roedores invadissem os locais para armazenamento de alimentos. Claro que há mais histórias envolvendo essa domesticação.
    Neste aspecto eles começaram a ser domesticados quando começaram a caçar ratos. 
    Ainda sobre esse fato, conta-se que nos vilarejos onde o grão era armazenado pelos antigos agricultores era uma local que ao mesmo tempo atraia os roedores. Com a presença de roedores, muitos gatos selvagens chegavam aos vilarejos. Ao longo do tempo, gatos selvagens se adaptaram à vida nos vilarejos e se tornaram mais dóceis ao redor dos humanos. Ou seja, eles se acostumaram junto às pessoas. Essas pessoas começavam a lhe dar comida e carinho. 

    Ainda sobre a domesticação dos gatos, há histórias que ressaltam que essa aproximação ocorreu com comida e carinho. O estudo realizado por um grupo de cientistas americanos e europeus fez a comparação do genoma de gatos selvagens e domésticos. E sabe o que eles descobriram? O resultado apontou que as principais diferenças entre os dois estão em genes ligados às sensações de prazer. Não é mesmo incrível? 

    Que bom que essa aproximação ocorreu. Você consegue imaginar a sua vida sem estes bichinhos?

    0 comentários :

    Postar um comentário