• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Como saber se um gato é vira-lata ou de raça?

    gato-vira-lata.jpeg

    A verdade é que gatos vira-latas e gatos de raça são muito similares.  Apesar de diversos gatos de raça surgirem por conta da mistura de uma ou mais raças diferentes, um gato cuja linhagem genética contém diversas raças também pode ser considerado um vira-lata. Aliás, o nascimento de gatos vira-latas teve um aumento tão considerável que ele passou a ser chamado, por veterinários, de “pelo curto” já que a característica que predomina nesse animal é a pelagem curta.  Na maioria das vezes, os olhos desses gatos parecem com a cor do pelo.
    No Brasil, os gatos vira-latas são os mais populares entre donos. Dados de uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia relata que 80% dos gatos que vivem em casas brasileiras entram no perfil de SRD (Sem Raça Definida).

    Com gatos vira-latas, não existem dois iguais

    Esses felinos podem ser de diversas cores e tamanhos e são como caixas de surpresas, já que nenhum animal anterior é igual ao atual, para que se possa basear e tentar adivinhar qual será seu visual. Normalmente, a pelagem curta e o tamanho médio são características marcantes, mas alguns podem apresentar pelos mais longos.

    É difícil prever o temperamento de um gato vira-lata

    Conhecer as origens do animal, se possível, dá pistas para saber de qual linhagem de comportamento ele pertence, mas, com os SRD, isso é difícil de acontecer. Vale notar que um gato vira-lata, no entanto é normalmente tão educado e obediente quanto um gato de raça.

    Gatos vira-latas são mais saudáveis, em vários casos

    Expostos à seleção natural, os gatos vira-latas podem ser mais fortes, o que não chega a ser uma regra. Além disso, seu cruzamento difere dos gatos de raça, que são feitos por consanguinidade, o que pode acarretar em diversos problemas de saúde. Lembre-se que isso não é uma razão para diminuir os cuidados com os SRD; eles precisam, como qualquer outro gato, ir ao veterinário frequentemente e tomar todas as vacinas necessárias, o que garante a sua saúde e longevidade.

    Os gatos vira-latas e suas designações

    Os gatos vira-latas podem ser divididos em duas nomeações.  São elas:
    1. Gato Doméstico de Pelo Curto. Esse felino tem a pelagem bem curta, o que o faz ser comparado com o British Shorthair ou com o American Shorthair. Segundo relatos, ele foi trazido para o continente americano por peregrinos, para controlar a população de roedores dentro dos navios. Por isso, possui um grande instinto de caça, mas se torna um animal ideal para casa e para o convívio com crianças.
    2. Gato Doméstico de Pelo Longo. Esse gato se difere do Pelo Curto no volume da pelagem, que costuma ser abundante. Ele é, frequentemente, confundido com o Maine Coon, por conta da grande quantidade de pelo, que precisa ser escovado todos os dias. Embora os primeiros gatos vira-latas domésticos tenham sido os Pelo Curto, o gato de Pelo Longo já convive com pessoas há um bom tempo. A mutação na linha de sangue de um Pelo Curto fez com que o crescimento do pelo ocorresse, mutação que, segundo estudos, aconteceu em um lugar frio, ajudando os animais a se protegerem de um ambiente hostil. Alguns especialistas sugerem que isso tenha ocorrido no leste da Turquia ou na Rússia.
    Foto: : Found Animals Found via Flickr / CC BY SA 2.0

    0 comentários :

    Postar um comentário