• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Doenças oculares em cães: Catarata, glaucoma e ceratite podem levar o animal à cegueira


    Veterinária do laboratório Mundo Animal esclarece que diagnóstico precoce e tratamento correto são fundamentais para a reversão ou retardo das patologias.


    Os cães têm a capacidade de enxergar cerca de 10 vezes mais em comparação aos seres humanos, e a maioria das raças pode ver em um ângulo de 250 graus.  Mas esse excelente poder de visão não está imune às doenças oculares. Catarata, ceratite e glaucoma são os principais problemas que podem afetar gravemente o animal, levando, inclusive, à cegueira.

    A catarata é a opacificação, ou seja, o esbranquiçamento do olho do animal e ocorre quando há o envelhecimento do cristalino. Já o glaucoma ocorre quando os fluídos do olho não circulam ou não são drenados corretamente, se acumulando e causando uma forte pressão dentro do globo ocular. E a ceratite, por sua vez, é conhecida como inflamação da córnea. “Quando o animal apresenta uma doença ocular, ele passa a ter sintomas como vermelhidão dos olhos devido à inflamação, secreções, lacrimejamento constante e opacificidade da córnea”, explica Amanda Cologneze, veterinária responsável técnica do laboratório Mundo Animal. “Quando o dono notar qualquer um desses sintomas, ele deve levar o animal imediatamente a um veterinário”, completa.

    Ainda segundo Amanda, não existe uma idade exata que favoreça o aparecimento dessas doenças oculares. “A doença pode ser congênita e a propensão depende mais da raça do animal do que de sua idade”, explica. Entre as raças mais propensas estão poodle, schnauzer, cocker e as braquicefálicas (que têm o focinho achatado).

    Tratamento
    Para cada doença ocular há um tratamento específico. Se o cão apresenta ceratite, deve ser descoberta a causa da irritação. Após a avaliação da causa primária, o animal pode ser tratado com antibióticos ou antiinflamatorios, podendo ser necessária a cirurgia.

    Se o cão apresenta catarata, a única forma de tratamento é por meio de intervenção cirúrgica. Já em casos de glaucoma, são indicados colírios específicos que podem diminuir a pressão dos olhos.

    Quando o animal não é submetido a nenhum tipo de prevenção ou tratamento quando a doença já está instalada, as chances de perder a visão serão maiores. “Se realizada a prevenção e acompanhamento no veterinário com o devido tratamento, algumas doenças são reversíveis e outras podem ter seu quadro estagnado ou atrasado, promovendo o bem-estar do animal”, alerta Amanda.

    Solução para limpeza dos olhos

    Para auxiliar na higienização dos olhos dos cães, prevenindo-os de agressões de agentes externos, o Laboratório Veterinário Mundo Animal desenvolveu a Solução para Limpeza dos Olhos da linha Good Care.

    O produto é indicado para a limpeza e lubrificação dos globos oculares do pet, mantendo-os protegidos de poeira, pólen, ação de secadores e sopradores. O dono deve pingar de 2 a 4 gotas em cada olho, duas vezes por semana ou sempre que necessário. “Mas vale lembrar que a solução não substitui um colírio terapêutico”, finaliza a veterinária.

    A Solução para Limpeza dos Olhos Good Care é encontrada em frascos de 100 mL e seu preço sugerido é de R$30,00.





    0 comentários :

    Postar um comentário