• Home
  • Sobre o Blog
  • Fotos
  • Notícias
  • Contato
  • Inédito no país, Pet Care oferece tratamento de radioterapia de alta energia para animais de estimação



    A rede de Hospital Veterinário Pet Care inaugurou sua Unidade de Radioterapia. Assim como na medicina humana, em que quase metade dos pacientes oncológicos pode ser submetida em algum momento do tratamento, a radioterapia é uma eficiente modalidade para pets com câncer.

    Nas últimas décadas, com o avanço da tecnologia e aquisição de equipamentos mais modernos por diversas instituições veterinárias, expandiu-se o uso da radioterapia no tratamento de tumores em animais de estimação.
    Inédito no Brasil, um equipamento igual ao utilizado em tratamento de câncer humano está em funcionamento no Centro Oncológico PET CARE. Trata-se do acelerador linear (Clinac 600D-Varian), capaz de tratar tumores mais profundos e distribuir as doses de radiação de forma mais homogênea diminuindo assim os efeitos colaterais. A máquina tem a capacidade de atingir somente o tumor e não tecidos e órgãos colaterais, tornando assim o método altamente eficiente e aumentando as chances de cura.

    Além disso, o dispositivo é equipado com colimador multileaf e Sistema de Planejamento (Eclipse Vet Varian), que permite utilizar técnicas avançadas IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada), viabilizando o tratamento de tumores craniais, tumores intra-abdominais ou torácicos com acurácia, o que não seria possível em alguns tipos de equipamentos utilizados para radioterapia. 
    A radioterapia disponível no Centro Oncológico Pet Care é indicada no tratamento tanto curativo como paliativo para diversos tumores. São eles: Tumores Orais (Ameloblastoma, Acantomatose, Melanoma, Carcinoma Espinocelular, Fibrossarcoma); Tumores Cerebrais (Meningioma Glioma); Tumores Nasais; Tumor Hipofisário; Mastocitoma; Osteossarcoma; Sarcoma de Tecidos Moles; Sarcoma por aplicação; Carcinoma de célula de transição em bexiga; Carcinoma de Tireoide; Adenocarcinoma de saco anal. 

    Para receber o equipamento importado dos Estados Unidos, o centro foi planejado de acordo com as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Como por exemplo, a construção de um labirinto com paredes e teto de concreto, com espessura de até 1.70 m, para conter a radioatividade gerada, rede elétrica especial sem perfuração, edificação de salas especiais para planejamento do processo e para o preparo do animal que vai ser submetido ao procedimento.

    O Centro Oncológico Pet Care está estrategicamente localizado próximo à unidade Pet Care Morumbi, que oferece UTI com total monitoramento, com os mesmos equipamentos e estrutura utilizada na UTI neonatal humana, com veterinários intensivistas exclusivos 24 horas e conta com profissionais de várias especialidades como oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, oncologia, ortopedia, dermatologia, serviços de imagem, entre outras. A base de apoio ao tratamento por radioterapia é a Unidade Pacaembu, que dispõe de planejamento tomográfico, necessário para o procedimento.  

    CENTRO ONCOLÓGICO PET CARE – Rua João Avelino de Pinho Mellão, 321, Morumbi, São Paulo, SP, Tels (11) 2507-4616 e (11)2507-4525 

    0 comentários :

    Postar um comentário